Governador se mostrou animado com o leilão do lote 1 das concessões rodoviárias, que acontece nesta semana.
O governador Ratinho Junior (PSD) exaltou o leilão do lote 1 da nova concessão rodoviária do Paraná, marcada para a próxima sexta-feira (25), na Bolsa de Valores de São Paulo.
Conforme o edital do leilão, as empresas interessadas fizeram as propostas até ontem (21) – o número de interessados não é divulgado. Além disso, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deve informar se alguma proposta não for aceita e a justificativa.
“Nós já estamos indo para a Bolsa de Valores com uma garantia de desconto muito considerável em relação às tarifas que eram praticadas nos contratos antigos. Mas as obras são tão importantes quanto o preço. E temos um modelo que garante investimentos que tornarão as nossas rodovias mais eficientes para os paranaenses e para o setor produtivo”, disse Ratinho durante a participação no seminário “Paraná em Perspectiva – Desafios e Oportunidades”.
Conforme o edital, vence o leilão a empresa ou o consórcio que oferecer o menor preço de tarifa de pedágio, mas que também apresente garantias financeiras de que será capaz de executar todas as obras.
Diante desse cenário, Ratinho destacou que o modelo da concessão se tornou uma referência para o governo federal.
“A gestão Bolsonaro e a gestão Lula disseram que esse é um modelo para o País. Estamos com essa expectativa de entregar um grande projeto para o futuro do Paraná”, completou.
LEILÃO
A empresa ou consórcio vencedor deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
O contrato será de 30 anos e são 473 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná.
O valor máximo estipulado para o quilômetro rodado do Lote 1 é de R$ 0,10673. Essa é a tarifa-base que será disputada, cujos descontos terão impacto sobre as tarifas estabelecidas no edital para cada uma das cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).
CONCESSÃO DOS PEDÁGIOS DO PARANÁ
Segundo o edital do Lote 1, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas).
Além disso, estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
As obras incluídas são:
- a duplicação completa de 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, que fica em Prudentópolis;
- duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
- duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
- duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
- duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
- instalação de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e a Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376), além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba
As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes, sendo que o leilão do Lote 2 está marcado para 29 de setembro.
Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).