Equipes da Guarda Municipal (GM) de Arapongas, no norte do Paraná, foram mobilizadas na manhã desta quarta-feira (4) depois que uma pessoa do sexo masculino foi vista pulando o muro dos fundos do Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, na Zona Sul da cidade. A instituição, que funciona sob uma disciplina cívico-militar, fica localizada ao lado de um Posto de Saúde 18 Horas. Servidores da saúde perceberam a invasão, ligaram para a diretora da escola e, na sequência, as autoridades foram chamadas.
De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta das 11 horas, horário que os estudantes ainda estão em aula. Conforme relato, a diretora do colégio estadual tomou todas as medidas de precaução para casos de ataque, trancando os alunos em suas salas até a chegada dos guardas municipais e a localização do invasor. No entanto, quando as equipes chegaram, perceberam que tudo não passava de uma grande confusão.
Foi descoberto que o homem que invadiu a escola era, na verdade, um aluno da instituição. O jovem relatou que pulou o muro dos fundos pois estava atrasado, e a direção não o permitiria entrar para estudar. Durante buscas na mochila dele, foram encontrados dois controles de videogame e uma caixinha de som. Segundo a Guarda Municipal, não havia material escolar na bolsa.
A mãe do garoto foi chamada até o colégio e, no local, teria demonstrado estar bastante abalada pela atitude cometida pelo filho. Todos foram orientados, e o jovem foi advertido quanto à necessidade de sempre utilizar o uniforme escolar para ser identificado.