Convidado de honra, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (15), a solenidade de troca de comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – “Brigada Guarani” -, em Cascavel.
No lugar do General Marcos Américo Vieira Pessoa, assumiu o general de brigada, Evandro Luis Amorim Rocha. Além das honras militares, a tropa foi apresentada oficialmente em uma formatura de passagem do comando.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, na companhia do comandante do 30º Bimec, de Apucarana, tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, do agricultor Oezir Kantor, colaborador emérito do Exército, e do empresário Pedro Muffato, foram apresentados ao novo comandante da unidade de Cascavel, general de brigada, Evandro Luis Amorim. Figueiredo destacou as boas parcerias do Exército, mantidas com o Município.
O militar comandará mais de quatro mil homens que atuam em áreas de fronteira no Paraná e Santa Catarina. Também está inclusa a “Sentinela do Norte do Paraná”, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Bimec), do Exército Brasileiro, sediado em Apucarana.
“Para nós é uma honra participar deste momento, ao lado do General Vendramim, comandante da 5ª Divisão de Exército, que coordena todas as unidades do Exército Brasileiro no Paraná e Santa Catarina”, ressaltou o prefeito Junior da Femac.
Ele também foi recebido pelo General Américo – que agora vai atuar em Brasília -, e o General Amorim, que assume a 15ª Brigada do Exército Brasileiro, composta por onze unidades do Exército, sendo as maiores Apucarana, Foz do Iguaçu e Cascavel.
Durante a troca de comando da unidade de Cascavel, o retrato do General Marcos Américo Vieira Pessoa foi colocado na galeria que representa a história da 15ª Brigada de Cascavel, que é pioneira da Infantaria Mecanizada no Brasil, e existe desde 1971. Ela começou a ser Mecanizada em 2013.
De Cascavel, o General seguirá para Brasília, onde assumirá a função de 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército. O militar é natural de Salvador (BA) e iniciou a carreira como oficial do Exército Brasileiro em 1988. Entre as funções que já exerceu, foi comandante do Destacamento de Reconhecimento e Ataque do 4º Batalhão de Aviação do Exército, e depois comandante de Cascavel.