A Autarquia Municipal de Educação reuniu, na manhã de hoje (6/2), no Clube de Campo Água Azul, os 1,6 mil professores e servidores da sua rede, para a primeira formação continuada do ano letivo de 2024. Na ocasião, eles assistiram a uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. César Nunes. Além disso, o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes apresentaram ao público o Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana.
O Referencial Curricular Municipal da Educação Básica é um documento que define os conteúdos e as habilidades que todas as crianças matriculadas na rede municipal apucaranense devem desenvolver em cada etapa da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).
“A elaboração deste documento começou em 2013, quando nós unificamos o currículo praticado nos 24 CMEIs e 36 Escolas Municipais de Apucarana. Dois anos depois, aprovamos também um Plano Municipal de Educação com metas arrojadas. Em 2018, como presidente estadual da União dos Dirigentes Municipal de Educação, eu tive a honra de coordenar a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e alguns coordenadores pedagógicos da nossa rede ainda participaram do grupo de redatores do Referencial Curricular do Estado do Paraná. A experiência foi importante e contribuiu para que o nosso currículo unificado fosse modernizado e adequado às mais recentes normativas, resultando no Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana, que estamos apresentando agora,” detalhou a secretária Marli Fernandes.
O prefeito Junior da Femac anunciou que o município de Apucarana está entre os dez finalistas do Prêmio Internacional Cidades Educadoras, em reconhecimento ao projeto que implantou o ensino da Língua Brasileira de Sinais em todas as suas escolas, contemplando tanto os estudantes surdos como os ouvintes. “Eu acredito que a excelente qualidade da educação no nosso município deve-se aos muitos investimentos que temos feito nos últimos anos no currículo do CMEIS e Escolas, com a inclusão das disciplinas de Inglês, Espanhol e Libras, bem como à participação democrática dos diretores, coordenadores, professores, estudantes, famílias dos alunos e da sociedade civil organizada na construção deste Referencial Curricular,” acrescentou.
O doutor em filosofia e educação, César Nunes, comentou sobre o Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana. “Este documento vai orientar a educação apucaranense por, pelo menos, dez anos. Eu conheço poucos municípios brasileiros que possuem um referencial curricular e posso dizer que o de vocês é um dos mais completos,” elogiou.
A palestra no período matutino, ministrada pelo Dr. César Nunes, abordou o tema “Educação Integral para a sustentabilidade, a luta antirracista e a proteção das crianças e adolescentes. A educação como direito humano, a educação indígena, do campo e de estrangeiros como expressão da cultura brasileira e sua diversidade.”
Já no período da tarde, a pedagoga e arte-educadora Suzana Montauriol ministrou a oficina “Educação Infantil: fundamentos e práticas” aos professores da Educação Infantil dos CMEIS e Escolas; a mestra em desenvolvimento humano e tecnologias, Arlete Guisso Scaramuzza, abordou o tema “O Ensino Fundamental: ciclos de vida, ciclos de aprendizagem e dispositivos curriculares” junto aos diretores, coordenadores e professores de Educação Física, Línguas Modernas, Ensino Religioso e 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; a doutora em educação, Maria Cristiani Gonçalves Silva, debateu “Os temas geradores e as competências essenciais da BNCC como orientação para o Referencial Curricular Municipal de Apucarana” com os professores das turmas de 1º e 2º Ano; e o doutor em educação, Manoel Francisco do Amaral, falou sobre “Educação Especial: das intervenções nos modos de fazer” com os professores da Educação Especial.
Os 24 CMEIS e 36 Escolas da rede municipal de Apucarana abrem suas portas nesta quarta-feira (7/2) para receber 12,6 mil estudantes para o primeiro dia de aulas no ano letivo de 2024.