Um novo golpe tem causado alerta para trabalhadores desempregados.
Criminosos que se passam por grandes empresas e cobram pelo exame admissional.
Esse procedimento é de responsabilidade do empregador, por isso, é importante ficar atento caso receba alguma solicitação desse tipo.
O GOLPE
O trabalhador recebe uma mensagem via SMS em nome de portais de emprego já conhecidos. Nesse primeiro contato, é enviado um número de WhatsApp e uma falsa oportunidade de emprego, usando nomes de empresas já consolidadas.
Ao entrar em contato com o suposto recrutador, as vítimas recebem informações sobre a tal “vaga” como “pré-aprovadas”, mesmo sem ter feito uma entrevista. Além de pedir o envio de uma série de documentos, o golpista cobra o pagamento do exame admissional. Os valores cobrados variam, e o suposto recrutador garante que o dinheiro será reembolsado assim que o candidato começar a trabalhar.
“Assim que fiz o pagamento, eles não me responderam mais”, explica um candidato do mercado de trabalho, do Rio de janeiro, que caiu no golpe em junho do ano passado, quando estava buscando uma oportunidade na área administrativa.
O trabalhador estava há mais de um ano desempregado quando caiu no golpe pagando o valor de R$160,00 e acreditou que essa era uma oportunidade de se recolocar no mercado.
Outra candidata, de 18 anos, de Maceió (AL), viu um anúncio de vaga pelo Instagram em fevereiro deste ano e encaminhou um currículo via e-mail. Logo, recebeu um retorno afirmando que estava sendo selecionada para atuar como recepcionista. Entre as informações enviadas, estava a cobrança de R$ 100 pelo exame admissional. “O pagamento da taxa é indispensável. Não se preocupe! esse valor será reembolsado assim que você comparecer para realizar o exame, ou seja, amanhã”, dizia o enunciado do e-mail.
COMO SE PROTEGER
Entre as principais dicas, é não efetuar NENHUM tipo de pagamento – seja por pix ou cartões de crédito ou debito. E caso o trabalhador caia nesse tipo de golpe, é necessário entrar em contato imediatamente com o banco para tentar o ressarcimento do valor. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência online.