O Programa Apucarana Conectada, disponibiliza gratuitamente conexão de internet em espaços públicos, e teve projeto-piloto aprovado junto ao Espaço das Feiras, agora também é realidade na Praça Rui Barbosa, coração da cidade e sede da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
Encabeçada pela Prefeitura de Apucarana, a iniciativa, que tem como objetivo promover a inclusão sociodigital da população, é uma parceria desenvolvida sem custo aos cofres municipais com a provedora Telesul Internet – Init Fibra e Made4It. A tecnologia instalada e de acesso livre, sem a necessidade de senha, é o Wi-fi 6, última geração em assunto de conectividade sem fio.
Para conectar, basta o usuário achar a rede Init Fibra Wi-Fi Grátis. Após um breve cadastro, aparecerá um vídeo de publicidade e a internet será liberada. “Há seis meses demos início ao Programa Apucarana Conectada com um projeto-piloto em um ambiente fechado, que é o Espaço das Feiras, e foi um grande sucesso. Agora damos início a esta segunda etapa na Praça Rui Barbosa que é um local aberto. Vamos acompanhar tecnicamente e, alcançando o mesmo resultado, levaremos a internet gratuita sem fio e de alta velocidade para outros locais públicos”, assegurou o prefeito Júnior da Femac.
Para o Dr. Danylo Acioli, o Programa Apucarana Conectada coloca Apucarana na vanguarda. “Não entendo de tecnologia profundamente, mas sou da área do Direito e sei que acesso à conexão é hoje um direito fundamental de todo cidadão. Com esta iniciativa, Apucarana não fica atrás de ninguém e firma-se na vanguarda do que diz respeito à inclusão sociodigital da população”, acentuou Acioli.
Segundo explica o diretor da Init Fibra, José Demétrio Garcia, o roteador instalado pela empresa tem capacidade para até 600 conexões simultâneas. “Isso garante que ninguém fique de fora e possa acessar gratuitamente a internet, sem problemas”, disse Garcia, que esteve acompanhado do diretor da Made4it, Rafael Ganascim. “Além do Espaço das Feiras e da Praça Rui Barbosa, conforme disse o prefeito, o programa deve ganhar outros locais”, disse Garcia, frisando que a Praça Semiramis Braga (Praça 28 de Janeiro) é um dos alvos em análise.
O sinal pode ser acessado em toda a área no entorno dos espelhos d’água.